terça-feira, 17 de julho de 2007

Viajar de carro


Se o tajecto for comprido

Viage bem equipado. A tendência natural dos cães é aborrecerem-se nas viagens longos. E um cão aborrecido pode comportar-se igual a uma criança, começando por fazer barulho, mexer-se impacientemente, etc. no entanto se o cão for bem comportado em casa também o será no carro. Para evitar qualquer problema sempre que viajar de carro leve alguns acessórios que podem ajudar a viagem a correr melhor.

Comida

Leve a comida preferida do cão, apesar de para as pessoas as viagens serem uma boa oportunidade para conhecer pratos novos e novos sabores, a mascote não aprecia assim tanto a mudança, e já lhe basta as alterações de rotina que a viagem acarreta.

Água

Tenha sempre água disponível a qualquer altura, pois é possível que com a exitação da viagem e o calor, o animal tenha tendência a beber mais água. Pode ou não levar água de casa. Não há um consenso entre os médicos veterinários sobre se uma alteração pode ou não provocar problemas de diarreia.

Brinquedos


Leve também consigo cubos de gelo sempre que lhe seja possível. Lamber gelo é o suficiente para o animal acalmar a sua sede sem ser necessário sair do carro. Leve também os primeiros brinquedos preferidos da sua mascote, especialmente se for um animal jovem. Coloque a sua manta favorita no assento ou no fundo da caixa transportadora. Isso irá fazer com que se sinta mais reconfortado.

Quando parar

Um cachorro até aos 8 meses necessita de sair do carro de duas em duas horas no máximo. Os cães adultos conseguem aguntar cerca de três a quatro horar. Atenção que não é algo linear, pode variar consoante o animal. Deixe o cão sair do carro de cada vez que parar; se estiver a dormir quando resolver parar o carro acorde-o. Pare com frequência para que o cão possa fazer as suas necessidades. Devido aos nervos e ao movimento do carro o cão poderá sentir mais necessidade do que num dia normal.

O que nunca deve fazer

Não deixe a sua mascote dentro do carro quando está muito calor. Se puder, não a deixe nunca.
Não lhe grite ou insista demasiado para que fique sossegado, pois só conseguirá que fique mais nervoso.
Não deixe que o cão leve a cabeça de fora da janela, apesar de eles adorarem, é perigoso e pode originar problemas de ouvidos e olhos.
Não leve a janela do carro completamente fechada, deixe sempre um pouco aberto, ajuda a controlar os enjoos.

O local indicado para um cão viajar num carro é a parte de trás, protegido com uma rede. Existem ainda caixas transportadoras ou então cintos de segurança.

Sem comentários: