terça-feira, 17 de julho de 2007

Gravidez psicológica



Muito resumidamente, a pseudo-gestação, vulgo gravidez psicológica, é um fenómeno clínico, no qual a fêmea não está grávida, manifestando no entanto sinais clínicos e comportamnentais de que está gestante.


Produção de leite com crescimento das glândulas mamárias, barriga maior e comportamentos maternais de adopção de bonecos ou outros objectos inanimados, ficar na sua cama a cuidar dos falsos filhotes são sinais muitas vezes descritos pelos donos. Alteração de personalidade em relação ao dono, ficando estranhamente agressivas não os deixando aproximar dos seus filhotes ou do ninho. Algumas cadelas chegam mesmo a simular o parto com vocalizações! Tudo isto não é patológico.


Etiologia hormonal
Existe uma componente hormonal muito forte como base de todo este fenómeno. A pseudogestação é um comportamento exagerado do padrão fisiológico hormonal de uma fêmea não gestante na ultíma fase do seu ciclo éstrico.


Depois do cio existe o diestro ou fase lútea, que dura entre 8 a 12 semanas e que corresponde ao período de gravidez na fêmea gestante, ou de recuperação do útero para outro ciclo na fêmea não gestante. Durante esta fase, tanto a cadela grávida como não grávida têm uma curva de concentração hormonal sanguínea muito semelhantes. Assim sendo é natural que qualquer cadela se sinta grávida nesse período. A Progesterona e a prolactina são as hormonas que estão na origem de todo este fenómeno.




Progesterona


Nesta fase do ciclo, diestro, a hormona que predomina na circulação sanguínea é a progesterona, responsável preparação do útero para os fetos, desenvolvimento da glândula mamária e aumento do peso corporal. Os niveis desta hormona no sangue vão aumentando ao longo da gravidez até atingir um pico máximo, após o qual começam a descer muito devagar no último terço da gestação e caem subitamente na altura do parto. Esta quebra súbita é um factor importante para despoletar o parto. As fêmeas não gestantes têm os mesmos níveis de progesterona em circulação que as cadelas gestantes, a grande diferença é que nestas últiman os níveis de progesterona circulatória descem muito rapidamente, enquanto que nas cadelas não gestantes a descida é suave e progressiva.




Prolactina


A prolactina, segregada pela hipófise no último terço do diestro, é responsável pela produção de leite e pelo comportamento materno.




Como resolver o problema?


Embora não seja patológica, a pseudo-gestação é uma situação que deverá ser controlada, principalmente se houver complicações clínicas muito graves para a sua cadela. A hipertrofia da glândula mamária e o corrimento leitoso têm de ser controlados pois a presença de leite nos canais glandulares leva à inflamação das glandulas mamárias com infecções bacterianas secundárias, mamites, dor severa, perca de apetite, etc. Para além disso todo o desequilibrio hormonal torna a cadela mais vulnerável a outras patologias.
  • Para secagem do leite a redução do aporte alimentar da cadela bem como da água durante 3 ou quatro dias.
  • Para contrariar a inércia estimular o exercicio fisico, aumentando os passeios diários.
  • Em caso de comportamento agressivo podem ser receitados calmantes

Importante: não provocar a descida do leite, estimulanto o peito da cadela

Sem comentários: