terça-feira, 24 de julho de 2007

5 passos para relaxar

1 – Detective olfactivo

É uma actividade que se pode realizar tanto em exteriores – um jardim – como no interior de uma casa. O jogo consiste em levar o cão a localizar um objecto que lhe interesse, de forma a que o caminho que o referido objecto percorre até ao esconderijo esteja cheio de pistas olfactivas, ainda que também possam ser visuais.
Estas práticas vão-se repetindo de maneira a que as dificuldades que o cão encontra no caminho aumentem o seu grau de motivação interna. A iniciação pode ser tão simples como encher um brinquedo com uma comida apetitosa e passá-lo pelo chão até o esconder debaixo de uma almofada. Em pouco tempo o animal aprende a pôr em prática os seus mecanismos de sobrevivência (memória, olfacto, utilização das patas, etc.). o cão vai desfrutar de tal forma desta actividade que uma vez compreendido o conceito do jogo é capaz de o preservar em tempo e intensidade durante até mais de uma hora. O resultado é que uma vez encontrado o brinquedo, e ainda que ao localizá-lo o seu nível de excitação aumente, imediatamente depois disso o animal cairá numa espécie de paz absoluta.
Para sermos absolutamente correctos com estas actividades devemos ser sistemáticos e consequentes se não se quer obter precisamente o efeito cotrário, ou seja, devemos estabelecer uma hora ou parte do dia para o jogo do detective com o cão, pois caso contrário ele estará constantemente em expectativa.

2 – Piscinas caninas

Que a natação é um desporto intenso e portanto deixa quem o pratica natação regularmente com o cão, sem as limitações ou inconvenientes de ter de procurar um lago, um rio ou praia para o fazer.
Em algumas clínicas e escolas caninas existem piscinas especialmente desenhadas para cães, nas quais o dono leva o cão na trela ao longo da mesma, por forma a que este se desloque nadando dentro da piscina e tenha que seguir o caminho marcado pelo dono ora andando por fora do muro da piscina ora caminhado em círculo na ilha que pode existir no centro da piscina.
O resultado dessas sessões é que o cão realiza algum exercício físico exigente e comppleto, chegando a casa completamente rendido.

3 – Massagem e pilates para cães


Inicialmente baseado na aplicação de massagens e pontos de pressão nos músculos e sobretudo extremidades dos cavalos ( e também de outros animais) a autora e percursora do método Tellington Ttouch, Linda Tellington pensou em como isto podia ser útil para as mascotes. A partir desse momento adpatou o referido sistema no tratamento tanto físico como psicológico de cães afectados por diversas patologias. Ao mesmo tempo aplica-se uma série de exercícios com aparelhos que tratam de corrigir ou melhorar as capacidades psicomotoras dos cães, convertendo-se numa versão do método pilates.
Os resultados destacam, para além das melhorias físicas e psíquicas dos cães tratados co este sistema, uma melhoria no equilíbrio emocional do cão, assim como um aumento na qualidade da relação entre dono e mascote.

4 – Quarto ideal

Outra descoberta recente é a confirmação da importância que tem para a segurança, paz interior e equilíbrio do cão que este disponha de um sítio próprio e adequado. A palavra que melhor define este espaço vital para a descontração do cão é “covil” e deve ser precisamente o contrário doo que se costuma oferecer ao cão, normalmente sítios a meio da casa, no jardim, em zonas que dão para a rua ruidosa, etc.
O covil ideal deveria ser: primeiro um lugar seco, escuro e tranquilo; em segundo, afastado das interrupções ou invasões inoportunas; e em terceiro o mais natural possível.
Um exemplo pode ser uma caixa de madeira de tamanho médio, sobre uma base que a isole da humidade e com uma entrada que quebre a corrente de ar. A solução mais prática é cobri-la quase completamente, colocar um tecto apropriado e deixar apenas um pequeno buraco para entrar.

5 – Música Clássica

Já se sabe que as vacas dão mais leite quando ouvem Mozart ou Vivaldi mas ainda poucas pessoas puseram isto em prática com as suas mascotes. Dentro do reportório de música clássica, há que seleccionar uma que seja suave e melodiosa, pois se começar com Wagner é muito possível que o resultado não seja o desejável. O melhor é estabelecer uma rotina diária em que quando o animal está só em casa sejam amenizados com Bach por exemplo.

Sem comentários: