terça-feira, 17 de julho de 2007

Chegaram as férias


E agora? É a pergunta que muitas pessoas colocam nesta altura. Á que decidir o destino, as datas e...se o animal de estimação vai ou fica!

Se optar por deixar ficar o seu amigo de quatro patas, deverá atempadamente procurar um bom hotel para cães ou gatos, onde o possa deixar com toda a confiança. Pode ainda optar por o deixar com alguém seu conhecido.
Porém, o principal objectivo deste artigo é auxiliar todos os donos que gostam de partilhar as férias com a sua mascote, e para que este período seja de descanso e saudável convívio.

· A primeira coisa que se deve ter em consideração é escolher bem o destino, informar-se se aceitam animais domésticos e escolher bem o meio de transporte.
· Deverá consultar o seu veterinário para que seja feito um check-up ao seu animal, de modo a detectar algum problema.
· Existem animais que não devem viajar: idosos, gestante, ou com algumas doenças.
· Deverá preparar o condicionamento do animal. A melhor forma é usar uma caixa transportadora. Esta deve ser espaçosa, o animal deve conseguir pôr-se de pé lá dentro. Deverá ser de fácil limpeza e ventilação.
· Deverá certeficar-se de que o cão está devidamente identificado, devrá ter uma placa com o nome e contacto dos donos. Hoje em dia existe também microship, que está ligado a uma base de dados.


Meios de transporte

Carro
O automóvel é o meio de transporte mais utilizado para se deslocar com o animal de estimação. Para que tudo corra bem existem factores a ter em consideração. Neste blog está publicado um artigo cujo título é: Viajar de Carro, que esclarece todos os cuidados que deve ter durante uma viagem de carro.

Barco
Nos barcos da Transtejo e da Soflusa é permitido viajar com animais de estimação, desde que sejam cumpridos alguns requisitos: os gatos terão que ser transportados numa caixa especial para o efeito, os cães deverão estar presos e com açaime. O custo da viagem é de meio bilhete em relação ao preço do bilhete para adulto.

Comboio
Se optar pelo comboio poderá fazer-se acompanhar de seu amigo de quatro patas quer seja para dentro ou fora do país. Em relação ao custo se o animal tiver um peso inferior a 5 kg o transporte é gratuito, caso ultrapasse este valor terá que pagar meio bilhete. No caso de cães guias o transporte é sempre gratuito. O animal não pode ocupar o lugar dos bancos e deve ser transportado preso ou açaimado. No caso de ir no transporte de cargas deverá ser devidamente acondicionado numa caixa transportadora. O cão ou gato deverão sempre fazer-se acompanhar da licença camarária e do boletim de vacinas devidamente actualizado.

Avião
Actualmente já é frequente os animais de companhia viajarem de avião, não apenas nos períodos de férias, mas também para participarem em exposições caninas, ou em outras situações. Cada companhia tem as suas especificidades e exigências em relação ao transporte de animais de companhia. Deve prepar esta viagem com antecedência e informar-se previamente de todas as condições para transporte de animais, tendo em conta o destino, e o animal em si. As companhias exigem certificados certificados de saúde, boletim de vacinas actualizado onde consta a vacina da raiva. Estes dados serão facultados pelo médico veterinário.

Tomemos como exemplo a Tap:

Condições
· Fêmeas grávidas não podem viajar
· É obrigatório os animais viajarem dentro da caixa transportadora
· O dono deverá providenciar água e comida
· É necessário apresentar o certificado Internacional de Saúde do Animal actualizado (obtém-se no veterinário)
· É possível que sejam necessários mais documentos consoante o destino, por isso informe-se junto da embaixada do destino que vai viajar quais os documentos que o seu animal necessita.

Para serem transportados na cabine o peso do animal juntamente com a caixa de transporte não pode exceder os 7 kg. A soma das dimensões do contentor (comprimento, peso, largura) não pode exceder 115 cm. Se estes limites forem ultrapassados o animal viajará dentro de uma caixa de transporte no porão pressurizado. O local onde o cão viaja é mantido sob a pressão normal. Em relação ao preço será cobrado a tarifa de excesso de bagagem pelo peso do animal e caixa de transporte, mesmo que o passageiro não leve bagagem. Deixa-se ainda o aviso de que existem determinadas raças de cães que por serem braquicéfalas (Boxer, Bulldog, Pequinois, Pub, Chow-Chow, Bóston Terrier, etc), ou seja devido ao formto do focinho poderá sofrer de dificuldades respiratórias causadas pela atitude.

Sem comentários: