terça-feira, 24 de julho de 2007

Destaque: Angorá Turco


Temperamento

O Angorá Turco é um gato muito inteligente e extremamente activo. Sempre alerta e pronto para brincar à mais pequena oportunidade. Tendo as patas traseiras ligeiramente mais altas que as dianteiras, pode dar saltos espetaculares. Alguns especializam-se em ir buscar pequenos objectos (bolas, brinquedos) que trazem ao dono para que ele os atire para longe e lhes dê a oportunidade para os ir buscar, depositando-os, gentilmente, na mão do dono. Podem manter a brincadeira durante imenso tempo...e os primeiros a desistir são geralmente os humanos!
Mantém uma relação muito próxima com os seus donos, procurando sempre a sua companhia e tratando-os como se fossem seus iguais. Geralmente cada Angorá “adopta” um membro da familia e dedica-lhe uma atenção especial, fazendo tudo para estar próximo dessa pessoa. Se passa muito tempo sozinho trona-se triste, pois e muito dependente dos companheiros humanos.

No dia-a-dia

A Angorá Turco é um gato robusto cuja manutenção não é difícil. Para conservar a elegância que o caracteriza e a sua bela pelagem devemos dar-lhe uma dieta equilibrada. Graças à sua grande actividade, os exemplares inteiros têm pouca tendência para a obseidade e mantêm facilmente a linha. É preciso, apenas, ter alguns cuidados com a alimentação dos gatos castrados, para evitar que engordem demasiado.

Cuidados

Quanto aos cuidados, sendo um gato de pêlo semi-longo é necessário penteá-lo e escová-lo com alguma regularidade. Durante a muda de pêlo é necessário eliminar com frequência os pêlos mortos. Para deixar o pêlo mais bonito deve ser escovado com uma escova de cerda e penteado com um pente fino.


Para quem ficou encantado:

Afixo: Al-Gharb
www.al-gharb.com/portuguese.html

Sugestão de website com informação útil (em castelhano)

www.angorasturcos.es/

Sem comentários: