sexta-feira, 20 de julho de 2007

Socorro! Tenho um gato brincalhão.


Se tivéssemos de resumir em poucas palavras, três no máximo, a forma de agir quando se tem um gato em casa, bastava dizer...com muito cuidado!



Grandes curiosos



O gato é um animal curioso por excelência. Não há nada mais atraente para ele do que saltar para uma janela ou varanda e observar durante horas a fio tudo o que acontece do outro lado. E que melhor maneira para combater o tédio da vida na cidade e num pequeno apartamento? Mas, por vezes, a sua curiosidade leva-os a serem demasiado imprudentes e valentes, sendo capazes de se lançar no vazio atrás de algum pássaro ou em perseguição de uma borboleta, 3, 5, 7 pisos mais abaixo!!! Portanto deve evitar-se esta possibilidade colocando uma malha, ou rede de segurança, que evite a sua tentação de saltar em busca de uma diversão maior.
Claro que uma janela aberta não é o único perigo possível para o nosso gato doméstico curioso e brincalhão. A sua faceta de costureiro é um verdadeiro tesouro, já que seu instinto de caçador o leva a brincar com novelos de lãs e de linhas, em cujas pontas pode, no entanto, haver uma agulha que vá parar ao seu estômago. Já para não falar na possibilidade de se enforcarem. Por isso o melhor é deixar este tipo de materiais bem fora do alcance dos nossos bichanos.


São tremendamente ágeis


O gato é um animal de grande agilidade, capaz de trepar para todo o lado, e portanto são muitos os riscos que corre se andar livremente pela casa ou jardim. Enlaçar-se no ponto mais alto de uma árvore também parece ser muito aliciante para o gato, mas depois também é preciso descer, o que por vezes não é tão fácil como parece, pelo que o melhor para evitar a tentação é cobrir os ramos com rede para evitar que suba até alturas muito grandes. A cozinha, por exmplo, é um local propício a muitos acidentes involuntários e é necessário ter meios para o evitar; assim, por exemplo, dispor de uma placa que cubra a placa vitrocerâmica quando acaba de ser utilizada para o gato não se queimar se caminhar sobre ela; fechar bem o caixote do lixo para não mordiscar ossos e espinhas; manter a máquina de lavar fechada para não adormecer lá dentro; ter atenção para não se queimar em nada e outros tantos pequenos detalhes.


Sempre metidos em confusões



Canos e cabos eléctricos também representam um risco, se ai meterem a patinha ou os mordiscarem, bem como se comerem borrachas, clips, minas... e a verdade é que os nossos felinos parecem estar especialmente dotados para se meterem constantemente em situações complicadas.




  • Deve saber que quando um gato aparce em casa com um passarinho ou um ratinho mortos é uma mostra de carinho para com a sua família humana e portanto não devemos mostrar aborrecimento nem nojo. Pelo contrário, deverá elogiar o gesto e desfazer-se do animal sem que o gato se aperceba.

Plantas inofensivas


Aveia
Erva-cidreira
Erva comum
Ervas de provença
Junça
Lúci-lima
Menta aquática
Menta silvestre
Serpilho
Tabaco (atenção, aqui refere-se apenas a planta, está provado que os animais cujos donos são fumadores vêm os seus anos de vida rezudidos e têm mais probabilidade de ter cancro)
Tomateira
Tomilho
Trigo
Valeriana


Plantas altamente perigosas


Abeto, acónito, adelfa, agárico, anémona, aristolóquia, azálea, beladona, buxo, cala, campainha, cicuta, dulcamara, folha de batata, heléboro, estramónio, filodendro, hera, jacintos, laburno, lírios, narciso, pulsatilha, ranúnculo, retama, rícinio, sabugueiro, cebola

Sem comentários: