terça-feira, 17 de julho de 2007

E agora as pulgas e carraças

Que produtos usar


Existe um gama enorme e variada de produtos antiparasitários no mercado. Ao escolher o produto a utilizar no nosso amigo de quatro patas, devemos ter em conta os seus hábitos de vida, o tipo de pêlo (comprido ou curto, mais ou menos denso), se coabita com outros animais, especialmente gatos, ou com crianças. No caso das fêmeas é necessário um especial cuidado se estiver gestante. Não devemos esquecer que estes produtos, embora inócuos para o animal, são insecticidas, devendo por isso, ter sempre cuidado na sua aplicação no seu contacto com as nossas mãos, com especial antenção para as crianças. Antes da utilização desses produtos deverá aconselhar-se com o seu médico veterinário


Produtos mais seguros


O controlo e a luta contra pulgas e carraças foi durante muito tempo bastante frustrante. A puca compreensão do ciclo do parasita, a má aplicação dos produtos e os problemas de toxicidade dos mesmos, foram factores que contribuiram para essa dificuldade. Nos últimos anos, o aparecimento de novas moléculas, mais eficazes, de mais fácil aplicação e menor toxicidade viera contornar vários problemas. É importante conhecer os produtos disponíveis, ter em conta o tempo de actuação destes em relação às pulgas e carraças, o efeito residual (o tempo de permanência do produto na pele ou pê-lo do animal e no meio ambiente), a toxicidade e o seu efeito sobre as larvas e os ovos.


Carraças: como tirar


É necessário algum cuidado ao arrancar uma carraça da pele do seu cão ou gato. É necessário confirmar se toda a cabeça da carraça foi retirada, em especial, as peças bucais, que correspondem à parte que entra mesmo na pele, e, no caso de continuarem inclusas, podem causar reacções inflamatórias locais. Devemos sempre retirá-las com o auxílio de uma compressa ou algodão embebidos em álcool, rodando-as para facilitar a saída das peças bucais.

Sem comentários: