sexta-feira, 20 de julho de 2007

Raça: Epagneul Breton



Saúde

É um cão muito rústico e resistente, suporta bem o frio e a humidade. É preciso ter atenão aos ouvidos, pois devido à cera e ao excesso de pêlos pode sofrer de infecções e otites. Olhos e ouvidos devem ser cuidadosamente inspeccionados para controlar a existência de parasitas e espigões que se podem prender ao pêlo.

Educação

É um cão extremamente inteligente. O seu treino deve iniciar-se cedo, aos 7/8 meses é quando está mais apto a captar indicações. As aulas devem ser curtas e alegras, o dono deverá ter paciência. Mesmo que por vezes pareça distraído quando aprender uma ordem nunca mais a esquecerá.

Cuidados

Se for deixado sozinho o dia inteiro deve compensá-lo na hora de o levar à rua, brincando com ele, deixando-o gastar a sua enorme energia. Tem tendência para a obesidade pêlo que necessita de muito exercicio fisico. O pêlo requer uma escovagem duas a três vezes por semana para evitar a formação de nós.

Temperamento

O Epagneul Breton é um companheiro leal e obediente, equilibrado, simpático, rústico, franco e doce. É uma raça inteligente que se adapta facilmente a diferentes circustâncias. É muito brincalhão e dócil para com as crianças sendo um bom companheiro para elas . é um cão muito expressivo que sabe transmitir a sua alegria de viver, o seu desportivismo e o seu temperamento activo a toda a familia, têm uma capacidade de comunicação excelente. relaciona-se bem com outros cães e animais. Adapta-se à vida num apartamento apesar de necessitar de realizar exercicio fisico para gastar a sua energia. Adora o contacto com a natureza. É um cão indicado para quem goste de realizar actividades ao ar livre, especialmente que impliquem campo, como caminhadas, corrida e bicicleta.


Sem comentários: