terça-feira, 17 de julho de 2007

O que é o golpe de calor


Neste tempo de calor abrasador, lembre-se que o seu animal pode sofrer um glope de calor, é um situação relativamente frequente, especialmente em cães, e que não acontece só quando são deixados nos carros fechados por negligência dos donos...

Os cães não transpiram como nós, sendo o seu mecanismo de arrefecimento a respiração. Conseguem perder algum calor por transpiração através das almofadinhas plantares e, em pequena percentagem, através da pele exposta nas orelhas (só em cães com o pavilhão auricular visivel, mais conhecido por cães de orelha direita).
A sua temperatura interna considerada normal é, no máximo, de 39,5º. Se a temperatura ambiental subir muito e se adicionalmente houver muita humidade no ar, dificilmente o animal a conseguirá dissipar o calor através da respiração e a sua temperatura interna pode subir.



Reconhecer os sintomas de um Golpe de Calor

1.Se o seu cão está a demostrar os primeiros sintomas de hipertermia (respiração ofegante ou demasiado ruidosa e difícil, ritmo cardíaco acelerado, temperatura corporal alta, boca e focinho secos, fraqueza, prostração) a primeira coisa a fazer é retirá-lo da área onde está confinado (90% das vezes os Golpes de Calor ocorrem quando o animal está preso numa área relativamente pequena: carro, transportadora, canil, sala...).


2. Podem seguir-se em poucos minutos sinais mais graves – convulsões, coma e morte. A rapidez com que surgem depende em grande parte da temperatura exterior, mas independentemente da rapidez com que surjam, qualquer sinal de Golpe de Calor deve ser tratado como uma EMERGÊNCIA MÉDICA!


3. Leve o cão para a sombra imediatamente, se ele estiver ao sol.


4. Meça-lhe a temperatura rectal. Uma temperatura superior a 39,5ºC indica que a temperatura do seu organismo já subiu demasiado e está na hora de o arrefecer. Uma temperatura rectal superior a 41ºC pode indicar complicações mais graves. Acima dos 42,7ºC a temperatura é crítica e incompatível com a vida, conduzindo a disfunção orgânica múltipla e posteriormente à morte.



O que fazer?

1. Pulverize-o com água e leve-o logo ao Veterinário para ser avaliado. Não uilize água fria nem gelo, já que um arrefecimento demasiado rápido do corpo pode aumentar a incidência de complicações (coagolação disseminada do sangue nos vasos sanguíneos, por exemplo, que é potencialmente fatal) e pode fazer com que haja constrição dos vasos sanguíneos superficiais, fazendo com que seja mais dificil dissipar o calor interno.


2. A caminho do veterinário não leve o seu cão coberto, mesmo que seja com uma toalha molhada e fria – assim não permitirá a dissipação do calor em excesso. Não o coloque numa transportadora nem o confine. Ligue o ar condicionado no máximo ou, caso o seu carro não o tenha, abra as janelas todas. Vá medindo a temperatura rectal. Quando ela descer até 39,5ºC, aborte as medidas de arrefecimento (existe o perigo de causar hipotermia), mas continue em direcção ao Veterinário. O seu animal pode ainda necessitar de assistência médica: existem complicações que podem colocar a vida dele em risco: insuficiência renal, edema cerebral, arritmias cardíacas...


3. Se ele estiver consciente dê-lhe alguma água a beber e molhe-lhe a boca, mas não permita que beba quantidades copiosas.


4. Se encontrar o seu animal já com convulsões, ou a salivar e inconscientemente, mantenha-se calmo. Proteja-o de auto-traumatismos, não tente mexer-lhe na boca nem puxar-lhe a língua para fora. Se lhe parecer que parou de respirar não entre em pânico, não grite, nem sequer fale, escureça o ambiente. Espere 5 minutos no máximo e diriga-se IMEDIATAMENTE para o Veterinário.

Sem comentários: